Ep 022 - Confiabilidade





É isso aí candangos!!!
Hoje a prosa é sobre o grau de confiabilidade das mídias!!!!
Confira este debate entre os Panzercasters e a Vanessa (a nova PV) sobre este emaranhado de informações duvidosas que o rádio, a TV e a internet propagam pelo mundo.





Siga nosso Twitter
Curta nosso Facebook
Envie-nos um e-mail: pzcast@gmail.com


Participantes:
Felipe Parra
Chileno (o Pololito do Pinochet)
Tadeu Barba
Professora Vanessa (a nova PV!!!)

Trilha Sonora:
Sarcófago - Nightmare
Queensryche - Operation Mindcrime



4 comentários:

Daniel M M disse...

Fala seus monstros, vamos la vou comentar devagar, fiz anotações enquanto ouvia o cast, embora eu seja formado em história a area de midias, indústria cultura etc é uma area que me interessa muito e que venho sempre buscando me envolver, então meu comentário será com base nos meus estudos e minha perceção>

O último Samurai foi sim um filme americano, é um filme bom, mas vou pegar emprestado a frase do Chileno, que é bem feito, mas...não chega a representar da melhor forma a filosofia samurai, não posso tecer um comentário aprofundado sobre, mas já vi esse mesmo comentário vindo de duas pessoas que são mais envolvidas com esses estudos.

Acho que ficou ótimo falarem sobre a construção do Herói, "ainda bem que isso não acontece hoje em dia" como dizia o velho Perboni, bem, o Joaquim Barbosa está ai para provar que já temos até um Batman brasileiro agora.

Daniel M M disse...

Sobre o programa esquenta, embora ele seja bem esteriotipado e "fraco" ele tem uma função positiva que é divulgar e mostrar que elementos da periferia existem e devem ser respeitados, claro, o programa não é o ideal para tal conscientização, mas é o famoso "é alguma coisa"
Embora eu acredite na ideia que a TV tem intenção de criar conteúdo fraco para imbecilizar, e eu acredite que isso foi realmente presente durante a ditadura militar, hoje eu já não consigo me apoiar tanto nessa tese, pq hoje a tv ela faz seu conteúdo baseado nos lucros e nos interesses politicos que seus donos estão envolvidos, acho que quando acreditamos apenas que ela tem intenção de "fazer o povo ficar burro com conteúdo idiota" acabamos acreditando que a Tv é apenas um agente do mal (via podtrash plim plim), mas na verdade os interesses são mais obscuros que isso, a tv passa o que o povo quer comprar, e o povo é condicionado a coisas faceis, de facil absorção, mas ser facil, simples não quer dizer que seja ruim, é um modelo, os modelos da indústria cultural pois o interesse é obter lucro sempre com o menor dos esforços. Sim de fato seria muito bom uma midia que levasse conteúdo mais abrangente, mais complexo as pessoas, mas, será que isso não iria gerar pessoas mais criticas e mais pensantes? somente nesse ponto eu concordaria com a ideia do conteudo ser direcionado para emburrecer, mas como disse, acredito que o interesse hoje seja o lucro em primeiro lugar, embora muitos não gostem da Dilma ou do PT, não vivemos em nenhuma ditadura, pelo contrário a Globo por ex é bem contra a Dilma, ate colaborou no caso da revista Veja, mas isso é outro assunto, só para exemplificar de como a TV não estã sintonizada com o atual governo.

A questão das manifstações, eu chamo aquela do dia 20 de Junho de a manifestação dos coxinhas, parecia um carnaval fora de época, camisas vendendo, caras pintadas, e vou te falar, não sou contra as bandeirs de partidos pq devemos reconhecer que essas que foram levantadas (pstu por ex) sempre estiveram engajados em movimentos de protesto, ou seja, eles estavam la antes dos coxinhas irem para as ruas por uma "modinha", acho que é importante a gente não reduzir as manifstações de Junho ou de 2013 a apenas a manifestação dos vinte centavos, o Rio de Janeiro foi o Estado mais ativo naquele ano em manifestações, tal manifestação desencadeou outras, a dos garis, dos professores e contra a privatização da petrobrás, e de fato nesses só estava quem realmente era engajado, no geral achei as manifestações positivas por dois motivos: 1 conscientizou os setores a protestar, estamos vendo isso durante esse ano todo também, e acreditem, teremos novo protesto dos Garis no Rio.
2 tivemos uma das eleições mais politizadas deposi da ditadura, e eu atribuo isso a modinha politica que deu esse empurrão inicial. Embora o debate politico ainda seja muito infantil, tal como uma torcida de futebol contra a outra, eu achei positivo as pessoas ao menos se envolverem mais.

Marina Silva de fato sofreu o preconceito por ser religiosa, da mesma forma Pezão ganhou de Crivella pelos mesmos motivos, lembrando que fomos a rua e protestamos para que Cabral saisse, o seu vice era o Pezão, e ai vc tenta entender a lógica, parece que a insatisfação politica é mais fraca que o preconceito religioso, ainda mais o Crivella que é parente do Macedo.

Daniel M M disse...

finalizando minha monografia panzercasteana, as pessoas devem sim ter interesse, correr atrás mas só isso não basta também é preciso dar oportunidades, então acredito que o processo seja interesse + oportunidades, algumas pessoas são ignorantes pelo simples fato de nunca terem acesso a algo novo, então voltamos ao papo inicial, a Midia não da esse acesso, não mostra coisas novas, mas deixo uma pergunta para vocês, será que na era em que vivemos, onde vc pode conectar-se pela internet de um celular, será que ainda devemos esperar um papel social das midias tão preocupadas com seus lucros? o Falecido Milton Santos já dizia que hoje é muito mais facil vc buscar informações, mas como o cast bem tratou, os filtros, quais são?
galera inclusive sugiro um cast somente sobre isso, como filtrar conteúdo da internet e da midia, o que acham?

abraços seus monstros.

ps.a PV tem voz de adolescente, me lembrou uma menina que era da Jovem Pan que só falava para provocar as pessoas :P

Vanessa disse...

Daniel M M eu nasci para provocar as almas alheias, até na voz...hauhauahauhauhauaua. Obrigada pelos comentários. Um abraço!